Acontece em Santa Teresa...

Pesquisa

BOAS FESTAS!

14/12/2012

BOAS FESTAS!!!!!!!

A Associação de Pousadas e Hoteis de Santa Teresa deseja a todos os visitantes Boas Festas !!!!!

FESTIVAL DE JAZZ EM 2013

14/12/2012

FESTIVAL DE JAZZ

Em 2012 ,o I Festival de jazz em Santa Teresa foi um sucesso e esse ano promete repetir a dose.
Em 24 a 26 de Maio será lançado novamente como a abertura do inverno Teresense. As atrações ainda não foram divulgadas,mas com certeza, em Fevereiro de 2013 todas as informações necessárias estarão no site.

Exposição sobre a evolução humana em Santa Teresa

30/03/2012

Fonte: http://www.montanhascapixabas.com.br/?x=materia&codItem=4119&codArea=1 - Fabricio Ribeiro.

Em busca de lançar luz sobre indagações como "Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou?", o museu de Biologia Mello Leitão (MBML), de Santa Teresa, se juntou ao Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para realizar a Exposição Evolução Humana do Museu de Ciências da Vida.

A Exposição Evolução Humana começa nesta sexta-feira (30) e vai até 30 de julho, coincidindo com a alta temporada de inverno, período em que a Santa Teresa recebe muitos turistas. Na prática, o Museu já é uma das principais atrações turisticas da cidade e a Exposição Evolução Humana deve movimentar ainda mais a tradicional instituição, criada em 1949 pelo cientista e ambientalista teresense Augusto Ruschi.

O horário de visitação será das 8h às 17h, de terça-feira a domingo. A entrada é franca. Na abertura, nos dias 30 e 31 de março, estão previstas palestras com especialistas. A taxa de inscrição é uma lata de leite em pó.

A Exposição traz para a Doce Terra dos Colibris um acervo de 55 peças, em tamanho real, de peixes, aves, primatas, humanos e até tigre dente-de-sabre, que perfazem cerca de meio bilhão de anos, do surgimento dos vertebrados até a evolução do ser humano, nos últimos 7 milhões de anos, partindo dos nossos antescedentes hominídeos.

Temas como a evolução da linguagem, o domínio do fogo e a evolução de bipédia - de como ficamos em pé e com as mão livres - serão expressados num dinâmica cronológica baseada já no formato e organização da exposição que vai permitir que os visitantes caminhem por entre as peças refazendo o percurso da evolução humana.

As peças da exposição são réplicas de precisão no nível das expostas nos mais renomados museus do mundo. É a primeira vez que o conjunto deste acervo da Ufes sai para uma exposição externa. Vídeos completam a mostra, que vai contar ainda com 4 monitores e 24 estudantes de graduação voluntários dando suporte aos visitantes. A expectativa é que 40 mil pessoas visitem a Exposição.

Os organizadores ainda prometem que o evento vai proporcionar uma reflexão entre as duas correntes principais que buscam explicar a origem da vida e da evolução: o criacionismo - baseado nos textos sagrados -, e o evolucionismo, com base nas pequisas científicas em contínuo andamento.

Mais informações e agendamento de visitas de grupos podem ser feito através do (27) 3259-1182 ou no exposicoesmblm@gmail.com. Vale conferir ainda o www.sambio.org.br.

Curso e certificados para professores e estudantes

Da organização, o pesquisador Ronaldo Pinheiro destaca que ao visitante será possível uma visualização da conexão entre os seres vivos ao longo da evolução. "Isso conduz para uma postura de mais respeito à vida, que é uma grande necessidade nesses tempos de tantos problemas ambientais", analisou.

Presidenta da Associação dos Amigos do MBML (Sambio), Margareth Roldi informou que, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, haverá encontros com professores de Santa Teresa em preparação para acompanhar as futuras visitas das turmas de estudantes. O professores receberão certificados emitidos pela UFES.

"Já fechamos 4 cursos para abril para os professores de Santa Teresa, mas poderemos criar novos momentos para professores de outros municípios de escolas públicas ou privada e até cursos para estudantes de graduação", disse Margareth.

Santa Teresa se qualifica para combater câncer infantil

31/01/2012

Equipe pronta para combater o câncer infantil

Fonte: Fabricio Ribeiro - Assessoria PMST, com informações de Bruno Lyra

Cerca de 90 profissionais da área de saúde estão capacitados para diagnóstico precoce da doença.
A gerente Edialy (no fundo) com profissionais da saúde na farmácia central de Santa Teresa: diagnóstico precoce do câncer aumenta em muito as chances de sobrevivência de pacientes.

O câncer infantil é uma doença que vem aumentando no mundo inteiro. A boa notícia é que o avanço das tecnologias e técnicas de tratamento vem fazendo crescer o índice de cura. Quanto mais cedo se diagnostica, maior a chance de sobrevivência do paciente.

E Santa Teresa está atenta a isto. Entre outubro e dezembro do ano passado cerca de 90 profissionais de saúde da cidade, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, participaram de treinamento para o diagnóstico precoce do câncer infantil.

Gerente de Atenção Primária à Saúde do município, Edialy Cancian Tetemann, explica o que mudou no procedimento dos profissionais da rede após o treinamento.

“Ao perceberem possíveis sinais da doença, encaminham o paciente a um hospital especializado na Grande Vitória. Com a criança, vai uma guia de referência. Se for diagnosticado o câncer, ela volta com uma contra referência indicando o que a Sáude da Família pode estar fazendo para ajudar a combater, inclusive medicação”, explicou.

De acordo com a gerente, o treinamento foi oferecido pela Associação Capixaba de Combate ao Câncer Infantil (Acacci) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) e com Instituto Ronald McDonald. Também colaborou, cedendo o espaço físico para o treinamento, a Escola São Francisco de Assis (Esfa).

Livro "Olhares" registra detalhes de casarios construídos por imigrantes italianos

14/12/2011

Um olhar sobre Santa Teresa

A professora de língua e literatura portuguesa Laurany Matiello, percorreu por dois anos os distritos de Santa Teresa atrás de histórias. "Quis registrar os casarios antigos e os costumes deixados pelos imigrantes italianos que correm o risco de desaparecer".

Com a ajuda do amigo médico José Alfredo Ferrari, que fotografou as casas centenárias e seus detalhes, ela lança o livro "Olhares" (edição da autora, 140 páginas).

O livro será lançado na Grande Vitória, hoje, dia 14, às 18h, no saguão nobre da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. A obra faz uma mesclagem entre as fotos de Ferrari e textos curtos e poéticos de Laurany que se inspirou nas belas imagens dos casarios, cantos e recantos da vida cotidiana dos antigos imigrantes que se instalaram em Santa Teresa.

Além das casas de fazendas - algumas abandonadas, a maioria ainda em uso -, há registro de instrumentos e equipamentos, comuns a quem vive na roça. Moinhos de água e de pedra, fornos de barro nos quintais, as paredes construídas de barro cozido, telhas feitas de madeira, mostrando que os colonizadores europeus usavam exclusivamente o que a Mata Atlântica lhes fornecia.

"Tenho receio de que tudo isso não seja conhecido pelas novas gerações. Conversei com os moradores. Vi que, em alguns casos, eles não têm consciência da imensa riqueza de patrimônio histórico que está em suas mãos".

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/12/noticias/a_gazeta/caderno_2_ag/1052153-um-olhar-sobre-santa-teresa.html
Marcelo Pereira - marcelo.pereira@redegazeta.com.br

Aphoste tem novo e-mail para contatos

01/12/2011

A Associação de Pousadas e Hotéis de Santa Teresa-ES - APHOSTE - tem novo e-mail para contato, para acolher suas informações, notícias, dúvidas ou sugestões.
A intenção da associação é tornar cada vez mais interativo a participação da comunidade e dos visitantes em nosso site.
Se você tem alguma notícia da comunidade, ou em sua estadia em nossa cidade você tirou uma foto especial e quer contar um pouco dessa experiência, envie uma mensagem para nós pelo aphoste@gmail.com

Novo Cerimonial em Santa Teresa

01/11/2011

O Cerimonial MACCI é uma empresa voltada para a realização de eventos com requinte, privacidade, conforto, segurança e profissionalismo.

Com uma área de mais de 2000m², seu projeto envolveu muitos profissionais com alta competência em engenheria, construção, paisagismo, decoração, segurança. Tem estacionamento exclusivo, capacidade de acomodação para mais de 500 convidados confortavelmente sentados e acomodados, em salão coberto, com dois ambientes e acabamento interno e externo projetados por profissionais priorizando o bem-estar, conforto e beleza, além de oferecer uma linda vista para a rica natureza de nossa cidade.

Localizado em Santa Teresa/ES, Valão de São Pedro, há apenas 2 minutos do centro da cidade, oferece uma estrutura completa para diversos tipos de eventos, como festas de casamento, de formatura, de aniversário, confraternizações, congressos e muitas outras.

Atendemos nossos cliente e amigos com atenção e respeito merecidos.

Na hora de escolher, conte com quem realmente tem o melhor para você.
Acesse: www.eventosmacci.com

<<<Retroceder    -    Avançar>>>
Página Principal